24 junho 2010

7

Sabia que era pelo S. João, mas pensei que fosse no próprio dia do santo. Afinal enganei-me: foi na véspera e não no dia de S. João que iniciei este blogue. Era, portanto, ontem que o Retórica deveria ter assinalado os seus 7 anos de existência.

As quadras de S. João e do JN

Mais um concurso de quadras de S. João, desde sempre organizado pelo JN. Este ano o júri foi composto pelos "mediáticos" Sónia Araujo e Jorge Gabriel, mais o meu amigo Germano Silva, grande jornalista e historiador. É uma tradição muito simpática, que acolhe a mais genuína poesia popular e à qual já aqui me tenho referido. A quadra vencedora em 2010, foi:

Não me estreites de maneira
Que me impeça respirar
Lembra-te, amor, que a fogueira
Só arde se tiver ar

Confio no juízo poético do júri mas, já agora, realço também a feliz inspiração retórica desta quadra onde é manifesta a intenção de persuadir. Oxalá que com sucesso.

20 junho 2010

O óbvio e o irremediável

"seria tão mais fácil não ter 20 anos se não houvesse gente de 20 anos por aí a pavonear-se na sua impos­sível inconsciência de que não vai ser sempre assim. Seria tão mais fácil não ter 30 anos se não houvesse tanta gente de 30 anos a lamentar já não ter 20 e nós incrédulos, estúpidos, a perguntarmo-nos como é possível que alguém lamente ter 30 anos e a perceber - sim, agora já percebemos - que daqui a uns tempos vamos pensar o mesmo de quem lamenta ter 50 e que nada disto é partilhável, que nada disto se pode explicar ou entender até ser óbvio, até ser irremediável."


Fernanda Câncio, "Unheimlich", sermões impossíveis, Notícias Magazine, 20 Jun 2010



Um texto cheio de vida.