27 junho 2003

"A opinião deve vir sempre depois da informação" (Pedro Mexia)

Aqui está uma frase de grande efeito retórico. A gente lê-a e percebe a sua incontornável força persuasiva. Apetece tudo menos discordar. De facto, quem teria coragem de duvidar que "A opinião deve vir sempre depois da informação"? E no entanto... a afirmação pode ser falsa, ou pouco rigorosa, nomeadamente se a "informação" a que na frase se alude respeitar a um facto ou acontecimento sobre o qual há que opinar. Será o caso, por exemplo, sempre que a opinião deva incidir sobre um acontecimento futuro, isto é, quando o comentário tem por base uma mera previsão. Aí­, não sendo possível estar informado sobre algo que ainda nao se realizou, dá-se exactamente o inverso do que a frase anuncia: a opinião... deve vir sempre antes da informação. Posição que, contudo, já não se poderá manter se essa informação tiver a ver apenas com os conhecimentos necessários a quem se proponha emitir uma opinião sobre qualquer assunto. E parece óbvio que é neste segundo sentido que Pedro Mexia usa o termo informação. Veja-se aqui o contexto em que a afirmação em tí­tulo foi produzida (post de Pedro Mexia em 23.06.03). Em qualquer dos casos, a frase é eminentemente retórica. Não apenas pela sua literalidade convincente mas também pela ambiguidade a que o locutor recorre para tirar o benefí­cio de comunicar o que pensa sem precisar, afinal, de o dizer. Como seria o caso de, com tal frase, Pedro Mexia ter chamado de ignorantes aos que falam de reacção corporativa por parte dos "bloggers". O que manifestamente não chamou... nem deixou de chamar.