14 novembro 2003

Palavras certas

Quanto à blogosfera, pela sua própria natureza inacabada, trata-se de uma classificação permanentemente em aberto. Como o debate acerca dela. Se alguém quiser continuar a conversa, vamos a ela" jmf - Terras do Nunca


Palavras certas do jmf. A blogosfera não é a mesma que era quando aqui entrei e, no entanto, só passaram cinco meses. Para além de inacabada é inacabável. Já não estão cá todos. Uns foram e não voltaram mais (até ver). Outros, regressaram. Mas, sobretudo, faltam os que hão-de vir. A todo o momento, pode-se registar aqui uma invasão, quer em quantidade quer em qualidade, em especialização ou até em ideologia. E se não é fácil caracterizar a blogosfera de ontem e de hoje, parece impossível classificar a blogosfera de amanhã.

Até porque não há apenas "uma" blogosfera. Ninguém estará em condições de acompanhar regularmente dois mil blogues, como seria necessário para efeitos classificatórios. A blogosfera "total" é um mundo (virtual) que eu sei que existe mas também sei que não é meu nem é de ninguém. Faz-me lembrar aqueles grande encontros ou jantares muito concorridos onde, apesar dos inúmeros participantes, só conseguimos falar (e conviver) com dois ou três, tal a dispersão das conversas e dos interesses cada um e a impossiblidade prática de a todos prestar atenção ao mesmo tempo.

Algo de semelhante se passa na blogosfera. A minha blogosfera é formada pelos blogues que visito regularmente, pelos que têm link reservado ali do lado direito, por outros que já lá deviam estar e ainda não estão e por uma série de blogues novos que lá vou observando sempre que posso. Quantos são, ao todo? Trinta? Quarenta? Oitenta? Cem? Duvido que alguém (que faça mais qualquer coisinha na vida) possa frequentar diariamente ou quase, mais de cem blogues e eu não serei excepção. Logo, como classificar uma blogosfera de mais de dois mil blogues a partir dos cem que escolhi?