14 maio 2006

Pérolas da web


A Web é mesmo uma caixinha de surpresas. Estava no Google a procurar lá pelas Américas uma informação altamente técnica quando, de repente, descobri esta divertida acta de uma das sessões da Assembleia Municipal de Évora. Uma delícia. Não sei se a qualidade de ex-autarca me leva a algum exagero avaliativo, mas a verdade é que considero o breve excerto que a seguir vos deixo, entre os mais garridos exemplos da portugalidade política contemporânea:


"
ACTA DA SESSÃO ORDINÁRIA DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE ÉVORA EFECTUADA NOS DIAS 25 E 28 DE SETEMBRO DE 2004

(…)

Transitou-se de imediato para a 4ª moção, denominada «Congratulação pelo novo Presidente da Comissão Europeia», cujo signatário foi convidado pelo Sr. Presidente a descrevê-la.

O Sr. Palma Rita leu o documento na íntegra, o qual termina assim: «......Propõe-se um voto de congratulação pelo novo executivo comunitário e, em particular, pelo Presidente da Comissão Europeia, cujo nome todos conhecemos: Durão Barroso». A moção fica anexa a esta acta, a ela ficando a pertencer.

“Eu voto contra! Não sinto honra alguma em estar um português a presidir à União Europeia chamado José Manuel Durão Barroso. E porquê? Ele é o homem dos americanos. Ele é o homem que nos meteu na guerra do Iraque. Ele é o homem que defende o ultraliberalismo económico. Ele é o homem que, enquanto governante português, desprezou totalmente o estado social em benefício dos grandes grupos económicos e, pelo que se sabe, pretende transformar a União Europeia num exemplar semelhante ao que deixou em Portugal. Esperemos e façamos votos para que caia depressa, nem que seja substituído por um turco ou um chinês”, exprimiu o Sr. José Cardoso posteriormente.

“Eu também quero dizer que voto contra esta moção, por algumas das razões que o J. Cardoso apresentou e sobretudo porque ainda não esqueci aquilo que eu considero um acto de quase traição ao povo português, que foi a maneira como ele abandonou o governo deste país”, observou o Sr. Acácio Alferes seguidamente.

O Sr. José Russo declarou:
“Fiquei sensibilizado com a intervenção do Sr. J. Cardoso, por que ela traduziu rigorosamente aquilo que é o meu pensamento, pelo que eu também votarei contra esta proposta”.

Por sua vez, o Sr. Jorge Lourido afirmou: “A minha posição é semelhante à dos três oradores antecedentes. O que me parece importante nestas questões não é ter nascido em Freixo de Espada à Cinta ou em Alguidares de Baixo, são as políticas, as ideias e as práticas que podem aferir da valoração positiva ou negativa que cada um faça em relação a essas actuações. De facto, o Dr. Durão Barroso é uma pessoa de má memória para o país e é por isso que nós iremos votar contra esta moção”.

Retorquindo ao apontamento do Sr. A. Alferes, o Sr. Palma Rita asseverou: “Ainda bem que esta Assembleia Municipal não estava constituída quando o Sr. Eng.º António Guterres abandonou o Governo, porque senão teríamos que ter votado um voto de pesar”. "
(…)


Viva Portugal.