20 agosto 2006

O Blogger e a blogosfera

Concerteza que não passou pela cabeça de ninguém, muito menos pela minha, que o Retórica e Persuasão estivesse a ser alvo de um específico ou propositado ataque por parte do Blogger. Haja dó. A questão é bem outra e passa pelo fundado receio de que procedimentos deste tipo se generalizem na blogosfera, privando os editores de publicarem com a liberdade temática, funcional e temporal de que têm desfrutado até aqui.

Não me agarro a uma leitura contratualista mas também não concedo que a gratuitidade do Blogger lhe confira um poder fáctico ilimitado. Os blogues (e seus editores) são a essência do Blogger no sentido de que sem eles o sistema não existiria ou, no mínimo, não seria necessário. Só por isso já é recomendável, se não exigível, o respeito (mútuo) pelas justas expectativas e legítimos interesses de cada uma das partes. Se não tenho vocação de guerrilheiro (e não tenho) seja-me permitido, ao menos, bater-me pelas melhores razões.

No post anterior "Informação-Aviso" creio ter deixado suficientemente claro que, no âmbito da minha estrita esfera pessoal, não atribuo qualquer importância ao assunto. O que me preocupa, e aquilo para que quis chamar a atenção, escrevi-o na parte final:

Mas a ideia de uma detecção automática de spam ou seja lá do que for na blogosfera, não augura nada de bom. Pelo que conheço de outros ambientes virtuais, regra geral, os sistemas automáticos de detecção e sanção de comportamentos menos éticos "disparam" cegamente em todas as direcções e penalizam, assim, quem não devem penalizar. Terá começado o "fogo amigo" na blogosfera?

Muito bem anda, por isso, o Pedro Cardoso, do Dolo Eventual, quando faz a pergunta fundamental:

"Por que critérios automáticos se orienta o Blogger na detecção anti-spam, a ponto de concluir que um blogue (...) possui características de spam-blog?"

Nem mais.