01 dezembro 2003

Destaque (1)

Para o cientista Alexandre Quintanilha:


"Torna-se fundamental estudar os modelos mentais das pessoas. Se não os conhecermos, se não soubermos o que as pessoas fazem com a informação que têm, provavelmente não vamos longe"

***

"Primeiro temos o que conhecemos propriamente dito - aquilo que sabemos ou não sobre determinado fenómeno. Depois temos o facto social e que tem a ver com a maneira como as pessoas percepcionam o mundo - se o vêem como uma estrutura robusta ou frágil, simplificando, se somos pessimistas ou optimistas em relação às questões ambientais, à alimentação, ao desenvolvimento tecnológico, farmacêutico, etc. Depois temos ainda o factor psicológico que tem fundamentalmente a ver com a confiança. (...)

***

"As pessoas crêem naquilo que vem ao encontro das suas convicções"

***

"(...) a curiosidade é uma coisa natural, toda a gente (e todos os animais) a tem. Nesse sentido não se educa. Dá-se espaço para que se possa exprimir"

***

"A teoria dominante, que partiu de Malthus e das ciências sociais, tem sido a da sobrevivência do mais forte. Ou seja, andamos convencidos de que tudo se ganha pela competição, que quem vencer é o mais forte. Esqueceu-se que a evolução se faz pela competição, mas também, e muito, pela cooperação"



in Notícias Magazine - Jornal de Notícias de 2003.11.30.