18 setembro 2004

Horror Mediático-2

Posso propôr uma solução? Posso?
Que as notícias deixem de ser acompanhadas por música, evitando assim o "nojo" e a "repugnância" pelos editores e pelos responsáveis das montagens dessas peças supostamente noticiosas...

Pedro Fonseca, no ContraFactos&Argumentos

*

Mas preconizar a retirada pura e simples da música como solução para esse problema, não será antes eliminar o próprio problema em vez de o solucionar? Como está bom de ver, se tiramos a música, também tiramos o problema. E não havendo problema, para que precisamos da solução?

A solução só interessará, pois, quando respeite ou se adeque à especificidade do media, no caso, a televisão, com toda a sua gama de processos ou formatos de registo e reprodução. O que está em causa, diga-se desde já, é saber como usar um tão poderoso meio de comunicação que nos permite aceder à palavra e à imagem, ao som e ao vídeo, logo, também à sua múltipla e simultânea utilização. Pelo que não se trata de evitar um recurso mas de saber utilizá-lo, o que é, como se sabe, substancialmente diferente. Uma coisa é certa: seria hoje impensável confinar a televisão ao registo visual, equiparando-a, por assim dizer, a mera imprensa electrónica.

É evidente que a retirada da música durante a passagem das imagens, sempre pode ser defendida por questões técnicas de edição ou até, meramente estéticas. Mas não foi esse o caminho seguido por qualquer dos comentadores a que me referi. Reitero, por isso, que, embora muito respeitando as diferentes sensibilidades em apreço e o seu reconhecido valor intelectual, sou contra o exagero de generalização e de dramatismo que, a meu ver, esteve presente nas suas reacções.