19 dezembro 2005

A sublime afinação

Isto não era para dizer mas vem a propósito. No meu já distante passado de operário, uma das profissões que exerci foi a de mecânico de automóveis na Mercedes Benz, ali na Via Rápida, quem vai para o NorteShopping (Matosinhos). E lembro-me perfeitamente que já naquele tempo, uma vez concluída a reparação (válvulas rodadas, velas limpas, carburador afinado, etc.), punha o motor a trabalhar e ficava ali a testar, uma e outra vez, se tudo ficara bem feito. Acelera aqui, aperta acolá, torna a acelerar, desliga a ignição, volta a ligar, acelera de novo, enfim, "ouvir" o motor. Do meu trabalho, na altura, era da parte que mais gostava. E a verdade é que quase sempre havia um pequeno pormenor para corrigir ou afinar. Momento sublime, esse, o da afinação.

Tanto tempo depois, vejo que continuo o mesmo, mas agora nestas andanças. Escrevo um post, dou-lhe uma vista de olhos, corrijo a digitação, tiro uma vírgula, ponho um ponto final. E publico. Não gosto do "Preview". Publico mesmo. E vou ver como ficou. Não ficou mal, penso. E saio do computador. Posso voltar uma ou duas horas depois, talvez só passadas oito ou nove horas. Ou apenas nos dias seguintes. Não interessa. Volte quando voltar e seja que número de vezes for, se reparo numa qualquer falha ortográfica ou expressão menos feliz, "deleto", substituo, encurto, alongo, corrijo. Imediatamente. Talvez não seja capaz de eliminar um post inteiro. Isso, acho que não. Mas para emendar, reduzir ou aumentar o respectivo texto... nem olho para trás. E, regra geral, também não deixo qualquer nota a explicar porque o alterei. Mas não é por desrespeito para com os leitores. Pelo contrário. Corrijo porque acho que merecem melhor. Fica então o aviso: em princípio, os meus posts só "estabilizam" vinte e quatro horas depois. Logo, é perfeitamente possível que surjam, nesse intervalo, em diferentes versões, até se ajustarem ao "figurino" definitivo. Foi precisamente o que sucedeu com o meu post anterior.