11 janeiro 2006

Um Presidente para facilitar a vida?

E alguém pode acreditar que o candidato apoiado pelo PSD e pelo CDS, em sendo eleito, venha a ter, afinal, como principal preocupação facilitar a vida ao governo do PS e permitir a Sócrates chegar a 2009 e ganhar de novo as eleições legislativas desse ano contra os partidos que agora apoiam aquele?

(Vital Moreira, Público, 10 Janeiro 2006)

Membro da comissão política da candidatura de Mário Soares, Vital Moreira tem usado a crónica semanal de que dispõe no Público para propagandear até à medula o seu próprio candidato ou, mais exactamente, para dizer (apenas) mal do principal adversário. Sempre me interrogo sobre a verdadeira eficácia persuasiva deste método que passa por advogar publicamente uma causa de que se é parte, mas adiante, que, por agora, não é a isso que venho. Quero é referir-me à principal característica ou condição que, segundo Vital Moreira (ver citação acima), o próximo Presidente da República deveria preencher: a de facilitar a vida ao Governo PS.

Daí que me pergunte:

1) por que razão deveria o próximo Presidente da República ter como principal preocupação facilitar a vida ao governo do PS (presume-se que mesmo no caso de governação ruinosa) e permitir a Sócrates chegar a 2009 e ganhar de novo as eleições legislativas desse ano?

2) não deverá a cooperação entre Presidente da República e Governo assentar antes numa recíproca atitude de respeito, exigência e rigor?

3) pretende Vital Moreira partidarizar o cargo presidencial? Certamente que não. Mas então porque vem (indirectamente) defender que o próximo Presidente da República deveria facilitar a vida ao Governo do PS?

4) mais grave: porque deveria um Presidente permitir a Sócrates a sua reeleição em 2009?

5) Ou ainda: como consegue Vital Moreira saber já hoje que Sócrates será a melhor escolha daqui por três anos?

Publicado também n'O Eleito.