04 outubro 2003

Um livro inquietante

O filósofo Desidério Murcho apresenta-nos hoje no Público o livro “ENCOUNTER WITH TIBER”, onde os seus autores, John Barnes e Buzz Aldrin (precisamente o segundo homem a caminhar na Lua, em 1969) alertam para o perigo da actual ignorância quanto a uma possível catástrofe cósmica.

Este alerta tem como pano de fundo a ideia de que um pequeno acontecimento sem importância cósmica pode vir a extinguir o género humano. A tragédia não é difícil de ficcionar: "um dia, os astrónomos descobrem que a órbita do seu planeta entrará inexoravelmente em colisão com outro. Uma pequena coincidência cósmica, mas que representa a extinção certa – a menos que se use todo o engenho, toda a energia e visão para que não se perca uma civilização no frio nada interstelar”. E acrescenta Desidério: "ainda que nenhuma catástrofe cósmica faça o planeta desaparecer, o Sol nao é eterno - e sem Sol a vida na Terra será impossível. Teremos a visão, a determinação e a inteligência para compreender isso a tempo de se fazer alguma coisa?”

Que responda quem souber. Mas do jeito que este mundo está, temo que a resposta venha a ser ainda mais inquietante do que a pergunta.