18 novembro 2003

Pouco Pulido (2)

Para quem tenha entendido que jmf do Terra do Nunca ao saudar o regresso de Vasco Pulido Valente aos jornais estava, implicitamente, a concordar com ele, foi muito oportuno o esclarecimento que jmf deu ontem, no seu post "VPV versus MST".

Essa não foi, porém, a minha interpretação. Para mim, ficou, desde logo, claro que o jmf não concordou (nem discordou) do VPV. Limitou-se a classificar o seu regresso como acontecimento mediático. E foi-o, sem dúvida. Por isso mais censurável se tornou a modalidade de "ataque pessoal" a que recorreu.

É isso que não pode passar em claro. Porque a ética da discussão é, como sabemos, uma ética da igualdade, onde "todos devem comer pela mesma medida". Nâo pode ser aplicável apenas às figuras mais anónimas ou sem crédito na praça cultural. Como alguém disse, "o exemplo é a melhor testemunha". É aconselhável, por isso, que venha de cima.

Quanto ao mais, só desejo que VPV volte em breve e definitivamente às suas admiráveis crónicas de que sou, aliás, leitor-cativo.