24 maio 2004

Direitos Reservados?

Na versão impressa do JN do passado domingo, este texto de apresentação do livro "A Mesa Voadora" de Luis Fernando Verissimo, saiu encimado por duas palavras em tamanho pequeníssimo: "Direitos Reservados".

Mas o que é que essa expressão quer dizer? A página era a da "Cultura", o texto referia-se a um grande nome da Literatura, o seu autor é um conhecido crítico literário do jornal. Li-o, por isso, despreocupadamente, como se correspondesse à apreciação de uma obra cuja divulgação se impunha pelo valor de si mesma. Li-o como uma recomendação de leitura, ainda para mais, qualificada, e não como expressão directa de uma forma de propaganda ou promoção comercial. Li-o com a confiança que, ano após ano, diariamente me habituei a depositar no que "vem escrito" no JN.

Terei sido enganado? Ou, menos gravemente, fui apenas eu que me enganei? O que quer dizer exactamente aquela expressão "Direitos Reservados" em que só reparei depois de ter lido o texto na íntegra? Por aqui me fico, na esperança de que alguém possa esclarecer-me sobre esta prática cujo recorte jornalístico é, no mínimo, difícil de vislumbrar.