21 março 2005

Big-Brother dentro e fora da blogosfera

No México, 12 fotobloggers resolveram mostrar fotos da sua vida diária, bem ao estilo do Big-Brother. Fazem-no através de um fotoblogue colectivo e, pelos vistos, sem restrições, sem guiões ou censura.

Anunciado como o primeiro Reality Show da Blogosfera, este Big-Blogger (assim é designado) possui o seu próprio sistema de regras e vai já na segunda série (sendo que cada série dura 4 meses).

Por agora, a iniciativa limita-se às fotos que cada participante vai transferindo do seu telemóvel para o fotoblogue, mas com o avanço para os aparelhos de 3.ª geração, é de prever que, muito em breve, as fotos sejam substituídas por vídeos, o que lhe conferirá, se não maior animação, pelo menos, mais realismo. Curioso é o comentário de um anónimo leitor do jornal "20 minutos.as" (edição digital de 2005.02.09):


La gente tendra que acostumbrarse a vivir en un gran hermano donde cualquier cosa que agan pueda ser captada por una camara, y esa imagen colgada en internet. No solo son los moviles, las camaras digitales cada vez son mas pequeñas y baratas, hacer una foto con ellas no cuesta nada. Cada vez que sales a la calle te graban desde cajeros, camaras policiales, de comercios, videoaficionados, periodistas etc etc etc. La unica forma de proteger eficazmente tu imagen es ponerte un burka y no salir sin el a la calle.

Dá que pensar. Pode-se discordar deste aparente conformismo perante as crescentes ameaças à privacidade de cada um. Mas que há muito deixamos de ter o controlo sobre a nossa própria imagem, isso parece irrecusável. Basta pensar no universo de gravadores de vídeo-vigilância em que todos somos diariamente "apanhados" sem nunca sabermos em que mãos vão parar tais imagens ou o destino que lhes estará reservado. Seria por isso desejável que, em tempos de "choque tecnológico", o governo criasse um apertado mecanismo de controlo à realização e ao uso de tais gravações.