07 março 2005

O jornalismo sério agradece

Só agora li, mas não resisto a comentar:

Num primeiro balanço, Ana Sousa Dias não partilha, pessoalmente, a satisfação de Marcelo. Ainda não reviu a emissão mas sente que não é assim que deve fazer: "Tenho que encontrar o tom." Apesar de saber que foi a estreia e que o programa tem que ser afinado, é peremptória: "Se ao fim de dez não tiver encontrado o tom, vou-me embora."

in DN, edição de 2005.03.01


Estas palavras de Ana Sousa Dias já não se usam (infelizmente). O que está na moda, é encobrir, disfarçar ou desvalorizar o que não correu bem, ou pelo menos, que não correu tão bem como se esperava. Mas Ana Sousa Dias, que já me habituara a admirar pelas suas notáveis entrevistas, reconhece (e confessa) que também não ficou satisfeita com a sua participação no primeiro programa do Professor Marcelo. E, sem subterfúgios, anuncia que, ou encontra o "tom" ou vai-se embora.

Tenho pena de não ter visto ontem o segundo programa para conferir as eventuais alterações. Mas nem é isso que quero aqui destacar. O que aqui quero destacar é que, com este seu gesto, a Ana Sousa Dias só reforçou a sua credibilidade pessoal e profissional. O jornalismo sério, agradece. Muito.