11 janeiro 2006

Jornalismo é outra coisa

No telejornal da TVI, hoje, à hora do almoço:

* Voz off (em grande destaque):

"Mário Soares reconhece que pode ter sido um erro a sua candidatura"

* Jornalista-apresentador:

"Mário Soares reconhece que pode ter sido um erro a sua candidatura"

* Jornalista-repórter:

"Acha que foi um erro Mário Soares ter-se candidatado?" (acho que não, responde a popular interpelada)

* Vídeo-reportagem:

(Aparece Mário Soares a declarar que se vier a perder as eleições pode vir a concluir que o juízo que fez quando decidiu candidatar-se foi um juízo errado)

Conclusão:

Mário Soares não declarou que a sua candidatura pode ter sido um erro mas sim que SE vier a perder as eleições, reconhecerá que errou no juízo que fez quando se decidiu candidatar. O que é, não apenas muito diferente, como absolutamente trivial, já que qualquer dos outros candidatos o poderia também afirmar agora.

Se todos estão convencidos de que podem vir a ganhar, os que vierem a perder poderão emitir idêntica afirmação, sem que daí se possa concluir que as suas candidaturas foram um erro. Só que, como se sabe, o que é trivial não é notícia. E um telejornal vive de notícias.

Solução da TVI: foi ao facto e "torceu-o", literalmente. E assim conseguiu transformar uma sincera e inofensiva declaração (de Soares), numa afirmação que só é bombástica por parecer o que não é: uma notícia. Ainda por cima, falsa. Não se faz (a nenhum dos candidatos).

Bem pode dizer-se, portanto, que o erro foi da TVI. Um erro tão grosseiro que vai para além da simples (mas já criticável) falta de rigor. Não queria chamar-lhe manipulação mas é a única coisa que me vem à ideia.

Nota-Já nem comento a "pergunta-dirigida" da jornalista-repórter.

Publicado também n'O Eleito.