18 fevereiro 2007

Meça as suas atitudes

Será possível "sondar crenças que nem a reflexão mais íntima é capaz de reconhecer"?

A julgar pela entrevista que concedeu ao Notícias Magazine (edição de hoje) o psicólogo social Félix Neto acredita que sim, que é possível medir atitudes através do teste TAI (Teste de Associação Implícita).

O TAI é um questionário online concebido por três investigadores da Universidade de Harvard, no âmbito do "Projecto Implícito" sendo Félix Neto, o responsável pela adaptação portuguesa. Atentas as credenciais dos autores, dispus-me a fazer o teste. Mas não correu nada bem.

Tenho o maior respeito pelo Prof. Félix Neto que foi, aliás, meu professor num mestrado de relações interculturais. Mas em se tratando de investigação científica, não conheço melhor forma de colaborar do que dizer o que penso (ou o que sinto, como diria Hume) deste teste, depois da minha primeira tentativa. Ora a coisa pareceu-me tão irritante e demorada que seria preciso não fazer a menor ideia de quem sou para me prestar, de bom grado, a tão constringente tarefa. Acredito que não seja ainda o caso...

Estaria eu demasiado impaciente? Terei formulado excessivas expectativas? Pode ser. Por isso tentarei de novo. Entretanto, se quiser ver de que lado está a razão, faça você mesmo o teste. Afinal, é só clicar aqui.