O que conta é a percepção
o Armando Salvado trouxe-me um excelente livro sobre a importância da escolha das palavras na Comunicação de Marketing. Aqui fica a recomendação: "Words that work", de Frank Luntz. Como sublinha o autor, também nesta matéria o que conta é a percepção. "O que conta não é o que se diz. É o que as pessoas ouvem".
Luis Paixão Martins no Lugares Comuns
Sem dúvida. Talvez se pudesse até acrescentar que as pessoas têm naturais dificuldades em ouvir/ver, seja qual for o orador ou meio de comunicação utilizado. As pessoas distraem-se, não captam a exacta entoação de cada palavra, nem o verdadeiro sentido do texto. Não dispõem, enfim, de atenção e memória ilimitadas. A comunicação incorpora sempre algum ruído e o ruído, por natureza, abafa, distorce ou anula a mensagem. Além de que o que é dito, como é natural, concorre com outros ditos, com outros interesses, com outras preferências. Não basta, pois, “dizer bem” ou dar um recado na perfeição. É preciso dizer para ser escutado, para ser compreendido, para ser aceite ou aprovado. É preciso ir além do dito, confirmar se a mensagem chegou e que efeitos produziu. Porque o que conta não é o dito. O que conta é a percepção. Mas mais conta o dito e feito.
Luis Paixão Martins no Lugares Comuns
Sem dúvida. Talvez se pudesse até acrescentar que as pessoas têm naturais dificuldades em ouvir/ver, seja qual for o orador ou meio de comunicação utilizado. As pessoas distraem-se, não captam a exacta entoação de cada palavra, nem o verdadeiro sentido do texto. Não dispõem, enfim, de atenção e memória ilimitadas. A comunicação incorpora sempre algum ruído e o ruído, por natureza, abafa, distorce ou anula a mensagem. Além de que o que é dito, como é natural, concorre com outros ditos, com outros interesses, com outras preferências. Não basta, pois, “dizer bem” ou dar um recado na perfeição. É preciso dizer para ser escutado, para ser compreendido, para ser aceite ou aprovado. É preciso ir além do dito, confirmar se a mensagem chegou e que efeitos produziu. Porque o que conta não é o dito. O que conta é a percepção. Mas mais conta o dito e feito.
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