09 junho 2008

Ribeira sem luz no fundo do tunel


É deprimente o actual estado do tunel da Ribeira. As paredes, de tão sujas, espelham, por si só, um manifesto desleixo municipal em matéria de limpeza e higiene. Porque sendo revestidas de azulejos, bastariam umas tantas mangueiradas de água com alguma regularidade para que o túnel ficasse limpo e bonito, mais de harmonia com a deslumbrante beleza para que dá acesso, com destaque para a Ponte D. Luís I, o rio Douro, a própria Ribeira e, em frente mas já na outra margem, o lindíssimo Mosteiro da Serra do Pilar.

Julgo saber que o Dr. Rui Rio tem motivos para não querer vir muitas vezes a Gaia e isso, naturalmente, reduz a probabilidade de passar pelo túnel assim como também poderá estar a recorrer mais ao Metro que, como se sabe, só circula pelo tabuleiro superior. Em qualquer caso, é-me difícil imaginar que o Presidente da Câmara do Porto não saiba as condições em que se apresenta o túnel, seja por observação directa, seja por indicação dos respectivos serviços técnicos municipais.

Ainda assim, aqui fica o reparo para acabar de vez não só com o eventual desconhecimento mas também com a escuridão do túnel, já que à sua deficiente iluminação se junta agora uma quantidade muito apreciável de lâmpadas fundidas ou apagadas que a câmara persiste em não reparar ou substituir. É que, como a foto documenta, está cada vez mais difícil ver a luz no fundo do tunel.