12 agosto 2003

As definições e o que fazem os sociólogos

Leio sempre com muito interesse o magní­fico Socio[B]logue. Chego mesmo a ir lá, de propósito, para reler alguns posts mais antigos, como acontece sempre que, por falta de oportunidade ou por qualquer outra pontual razão, não pude, na primeira leitura, sobre eles reflectir como gostaria. Foi o caso da definição de sociologia que João Nogueira elegeu para o seu "Glossário": "[Sociologia] é o que fazem os sociólogos" (de António Firmino da Costa).

Como se lembrarão, o João tinha começado por colocar a definição de Anthony Giddens, mas acabou por retirá-la. Mais tarde, interpelado nos "Comentários" por um leitor anónimo, explicou: "Depois de reler a definição de Giddens deu-me um arrependimento. súbito. Violento. E, evidentemente, não resisti a alterar o post. Em momentos de arrependimento como este não há etiqueta que resista."

Ora, pode-se lamentar a ausência de verdadeiras razões nesta sua explicação, mas ela corresponde, em si mesma, a um eloquente e muito realista testemunho de humildade cientí­fica: João foi assaltado por uma dúvida e não hesitou em corrigir a sua primeira escolha. Publicamente e sem subterfúgios. Muito bem. Mas vamos ao que interessa: escolheu bem? escolheu mal?

A questão é controversa, logo, retórica. Pessoalmente, preferia a primeira. Como preferiria outra qualquer, ainda que errada, desde que contivesse alguma informação nova. Porque sempre poderia acontecer que não estivesse totalmente errada. Mais: sendo evidente a falta de consenso definicional, então, que nenhuma seja dada. Parece-me o mal menor. Menor, por exemplo, do que dizer que a sociologia é o que os sociólogos fazem. E, basicamente, por duas razões: primeiro, porque parece ser uma afirmação que nada diz, que nada acrescenta ao saber anterior; segundo, porque, sempre pode haver sociólogos que não façam sociologia. O que é que o João Nogueira pensará disto?