06 agosto 2003

O que é que nos impede?

Cada vez me convenço mais de que há palavras frias e palavras quentes. As primeiras, feitas de distância. As segundas, de proximidade. Mas não é a sua distinção que me traz aqui. O que me traz aqui é a enorme dificuldade em fazer de ambas, uma sábia escolha e um criterioso uso. Numa palavra: doseá-las. A discussão acalorada, o tema mais apaixonante, um interlocutor aguerrido ou um dito menos feliz... e aí temos o rastilho, por excelência, para nos fazer explodir. Segue-se, como de costume, uma reacção desproporcionada e tendencialmente agressiva, mesmo quando viola os mais sólidos princípios que passamos a vida a defender. Tenho para mim que está é uma das piores cegueiras humanas. Porque não conseguimos viver e conviver em harmonia com os que nos rodeiam? O que é que nos impede de respeitar a sua opinião contrária, mesmo quando isso era, afinal, tudo o que mais desejávamos?