08 janeiro 2005

Maiorias de primeira versus maiorias de segunda?

Para o VLX, do Mar Salgado, "foi um grande momento televisivo" aquele em que o Presidente da Republica veio à SIC-Notícias dizer que "é a favor de maiorias e que é preciso mudar o sistema eleitoral para que se formem mais facilmente maiorias absolutas". Peço desculpa de não concordar com a expressão "o presidente de alguns portugueses" pois parece-me insustentável a ideia de que um presidente deixe de ser o presidente de todos os portugueses só porque (naturalmente) não agrada a todos. Aliás, no que me diz respeito, é precisamente por considerá-lo o meu presidente que me sinto ainda com mais legitimidade para apreciar o modo como exerce o seu alto cargo.

Mas estou plenamente de acordo com a ideia de fundo no post de VLX . De facto, quando tempos atrás nos declarava que "um presidente tem que saber quando deve ficar calado" Jorge Sampaio não estaria, por certo, a referir-se a ele próprio. Então não seria preferível ter ficado calado em vez de vir confessar-se adepto de maiorias precisamente quando acaba de desfazer uma? Ou haverá maiorias de primeira e maiorias de segunda?