Os limites do Código de Estrada
Vital Moreira sugere no seu post "TABUS", do Causa Nossa, que o Código de Estrada deveria contemplar limites mais alargados de velocidade máxima nas auto-estradas (e mesmo fora delas). Comungo, em geral, da sua opinião. Mas o que realmente questiono é que a velocidade máxima (dentro ou fora das auto estradas) seja exactamente igual em situações ou condições de utilização totalmente diferentes.
Dou dois exemplos:
1) Faz algum sentido pressupor que o grau de perigosidade na condução é o mesmo, quer em tempo seco, quer em tempo de chuva?
2) Tem algum fundamento que um BMW 523i esteja sujeito ao mesmo limite de velocidade máxima a que está sujeito um Ford Fiesta 1.2?
Como aplicar a mesma medida de prevenção a veículos que oferecem tão desproporcionadas condições de segurança ou ignorar que as distâncias de travagem variam drasticamente com as alterações climáticas? Deve-me estar a escapar qualquer coisa...
Dou dois exemplos:
1) Faz algum sentido pressupor que o grau de perigosidade na condução é o mesmo, quer em tempo seco, quer em tempo de chuva?
2) Tem algum fundamento que um BMW 523i esteja sujeito ao mesmo limite de velocidade máxima a que está sujeito um Ford Fiesta 1.2?
Como aplicar a mesma medida de prevenção a veículos que oferecem tão desproporcionadas condições de segurança ou ignorar que as distâncias de travagem variam drasticamente com as alterações climáticas? Deve-me estar a escapar qualquer coisa...
<< Home