21 setembro 2005

Um cartaz que até fala

Imagine que está à espera do Metro junto a um cartaz electrónico onde aparece a fotografia de um candidato às autárquicas. Para matar o tempo, resolve passar os olhos pelo jornal mas, de repente, é interpelado(a) pela própria foto do político que lhe oferece um amável sorriso, puxa conversa consigo e lhe pede, de viva voz, o seu voto. Já pensou como iria reagir? Não? Se não pensou, pense enquanto é tempo porque, mais dia menos dia, é o que nos espera.

A sorte é que os nossos candidatos ainda não descobriram este poster interactivo que acaba de ser lançado pela Ogilvy Belgium na sua campanha de publicidade à Ford. Trata-se de uma placa electrónica que é capaz de manter uma conversação inteligente com humanos. Parece uma coisa de outro mundo mas a verdade é que, como tantas vezes sucede no ilusionismo, também aqui o truque só funciona por inteiro enquanto se desconhece o segredo - veja-se este pequeno filme (*). É por isso quase imperdoável que a Ogilvy tenha desvendado o truque deste "cartaz que até fala": um actor escondido numa cabina próxima vai controlando as expressões vocais e faciais do rosto que aparece no respectivo poster. Ora bolas. Ou melhor, ora cartaz...

(*) Via we make money not art