03 junho 2006

A ultrapassada ministra da Cultura

A ministra da Cultura não mostrou particular agrado com a ideia, recentemente avançada pelo autarca Luís Filipe Menezes, de transferir para Gaia a Feira do Livro do Porto. "Não vejo que haja alguma vantagem de a feira do livro passar a ser em Gaia", disse ao JN. Ressalvando que o assunto a ultrapassa, a ministra sublinhou que a decisão caberá sempre à Associação Portuguesa de Editores e Livreiros.

Pela boca morre o peixe, diz o ditado. É, por isso, suficiente ler o que vão dizendo alguns dos nossos ministros para perceber a sua impreparação (para não dizer outra coisa). A ministra da Cultura, por exemplo, vem agora afirmar, ao mesmo tempo, que "o assunto a ultrapassa" mas que não vê "alguma vantagem de a feira do livro passar para Gaia". Cabe perguntar:

1) se o assunto a ultrapassa porque não ficou calada?

2) Estará a sr.ª ministra satisfeita com a falta de condições do exíguo e asfixiante local onde a feira tem decorrido nos últimos anos?

3) Se ainda não são conhecidos os detalhes da proposta do presidente da Câmara de Gaia, como é que a sr.ª ministra já sabe que não haverá "alguma vantagem de a feira do livro passar a ser em Gaia"?

Evidentemente que não ponho a hipótese da sr.ª ministra ter mandado o "recado" à Associação Portuguesa de Editores e Livreiros com o propósito de a influenciar na decisão final. Mas não faltará quem o faça.