29 novembro 2008

Essa não cola


Para quem é amante de Coca-Cola, uma péssima notícia: o El Corte Inglés passou a comercializar a Pepsi, em exclusivo. Nada contra a Pepsi ou qualquer outro refresco similar. Mas Coca-Cola é Coca-Cola. Não é Pepsi, nem nada que lhe pareça. É claro que há gostos para tudo e o El Corte Inglês é livre de vender a marca que muito bem entender. O que surpreende é a aparente inflexão na política de compras destes grandes armazéns, tradicionalmente orientada para a satisfação do cliente. Porque se o passar a vender Pepsi reforça até essa boa política, já o deixar de comercializar a Coca-Cola, frustará muitos dos seus clientes habituais.

Consta-se que a Pepsi dá melhores condições (mais margem de lucro) aos seus revendedores. Era essa, pelo menos, a explicação que me davam os donos de algumas mercearias, tasquinhas ou pequenos bares de praia, sempre que lhes pedia uma Coca-Cola e sem qualquer cerimónia me apresentavam uma garrafa de Pepsi, como se da mesma coisa se tratasse. Nunca aceitei o "embuste" e lembro-me bem de, num dos casos, ter mesmo preferido pagar o custo da garrafa, a ter que bebê-la.

Pensei na altura que tudo se explicaria pela tacanhez ou impreparação comercial dos donos desses modestos estabelecimentos que, a troco de mais uns cobres de lucro, iam ao ponto de ignorar as preferências dos seus próprios clientes. Mas agora que o El Corte Inglês desceu praticamente ao mesmo nível, já nem sei o que hei-de pensar. Sei apenas que irei beber a outro lado. E já não é mau. Mau seria o El Corte Inglês fazer-me engolir o que não quero beber. Não, essa não cola.