16 outubro 2004

Falou e não disse mas disse mais do que falou

Com base nas declarações do Professor Marcelo Rebelo de Sousa que a TVI acaba de transmitir podemos, finalmente, encontrar respostas para as três perguntas fundamentais:


Porque saiu da TVI?

Foi um problema de consciência. Não estava cansado nem desagradado fosse com o que fosse. Até gostava muito do que fazia, tinha vontade de continuar. Mas depois daquela famosa "conversa", a sua filosofia de vida, os seus valores e princípios, não lhe deixaram alternativa. Tinha que parar, imediatamente. Nem mais uma crónica. Se voltasse à TVI nem que fosse só mais uma vez, para se despedir, teria que fingir que nada de grave se tinha passado, o que não seria correcto.

(Obs:se a conversa ofendeu os valores e princípios do professor, é porque o que foi dito tinha alguma gravidade).


Porque manteve até hoje o seu total silêncio?

Porque quis preservar ao máximo as ligações familiares e pessoais que estiveram na base da sua ida para a TVI (com destaque para o papel da "Rita")

(Obs: se o professor se remeteu ao silêncio para não perturbar as suas relações familiares é porque estava em causa algo de reprovável)


Porque NUNCA dirá exactamente o que lhe foi comunicado na dita conversa com Paes do Amaral?

Porque lhe foi pedido para nada divulgar dessa conversa e a isso se comprometeu.

(Obs: se o professor teve que se comprometer a não divulgar o conteúdo da conversa é porque quem a convocou terá agido premeditamente e com plena consciência da sua censurabilidade)


E agora sim, está tudo dito. Até aquilo que o professor nunca poderá dizer...