26 maio 2005

Aumentar impostos é um erro

Quem o afirma é Marques Mendes que, por outro lado, não se cansa de repetir que a sua oposição a este Governo será sempre uma oposição credível (*).

Pois é. Mas se o líder da oposição quer mesmo ser credível aos olhos da populaça tem que justificar cada uma das suas críticas ao Governo. Vir dizer que "aumentar os impostos é um erro" tanto pode consistir num reparo louvável como em pura demagogia. Sucede que, neste caso, a balança tende bem mais para a demagogia pois, a avaliar pelo que aqui se diz, Marques Mendes ter-se-á limitado a acenar com a alternativa da "redução da despesa pública como solução para combater o défice". Ora não se pode dizer que uma decisão seja errada só porque existe alternativa. Será que é errado eu ir a Lisboa de carro, só porque tenho a alternativa de ir a pé?

Até pode ser que o aumento dos impostos configure o primeiro grande erro deste Governo e que, como tal, deva ser denunciado. Mas urge que os nossos políticos percebam que não basta comunicar aos seus concidadãos a opinião que têm sobre este ou aquele assunto. Bem mais importante do que saber o que pensam, é ter acesso à informação relevante, às razões ou premissas que os encaminharam para uma dada conclusão. De outro modo, como poderão ser conscientemente avaliados (como tanto reclamam)?


(*) Uma oposição verdadeiramente credível não precisa de se anunciar como tal, muito menos, fazê-lo até à náusea. Ninguém é tomado a sério só porque se auto-intitula de credível. Pode até suscitar alguma desconfiança essa necessidade de afirmação...