Fontes anónimas: a questão maldita
Tem pouco interesse:
o que interessa mais do que tudo, não é discutir o recurso (ou não) a fontes confidenciais. É, antes do mais, discutir se as histórias que se contam são ou não verdadeiras.
JPH, no Glória Fácil, 03.06.2005 (Post Watergate)
Tem muito interesse para o leitor:
a regra do jornalismo é a identificação, a publicação das suas fontes (...). O cidadão tem direito a conhecer a fonte de uma informação para poder responsabilizar o seu autor, deve conhecer os interesses da fonte, caso existam, deve poder avaliar a sua credibilidade ao longo do tempo e exigir-lhe contas, se for caso disso.
José Vítor Malheiros, Público, 03 de Fevereiro de 2003
Tem muito interesse para os Jornalistas:
O maior capital de um jornal, e o único do jornalista, é o seu brand name, uma reputação profissional impoluta, a credibilidade junto dos leitores e a confiança conquistada ao longo dos anos. Não basta entusiasmo e vontade de protagonismo. Fontes anónimas, jornalistas de ocasião, nada disto têm para oferecer.
Anabela Gradim, Manual de Jornalismo, BOCC-UBI
o que interessa mais do que tudo, não é discutir o recurso (ou não) a fontes confidenciais. É, antes do mais, discutir se as histórias que se contam são ou não verdadeiras.
JPH, no Glória Fácil, 03.06.2005 (Post Watergate)
Tem muito interesse para o leitor:
a regra do jornalismo é a identificação, a publicação das suas fontes (...). O cidadão tem direito a conhecer a fonte de uma informação para poder responsabilizar o seu autor, deve conhecer os interesses da fonte, caso existam, deve poder avaliar a sua credibilidade ao longo do tempo e exigir-lhe contas, se for caso disso.
José Vítor Malheiros, Público, 03 de Fevereiro de 2003
Tem muito interesse para os Jornalistas:
O maior capital de um jornal, e o único do jornalista, é o seu brand name, uma reputação profissional impoluta, a credibilidade junto dos leitores e a confiança conquistada ao longo dos anos. Não basta entusiasmo e vontade de protagonismo. Fontes anónimas, jornalistas de ocasião, nada disto têm para oferecer.
Anabela Gradim, Manual de Jornalismo, BOCC-UBI
<< Home