11 setembro 2005

Como avaliar a riqueza de um país

Nos comentários do 4R-QuartaRepublica, Antrax alega que nada percebe de economia e por isso mesmo, pergunta: como é que sabemos que a economia do país cresce ou não?

Tonibler, um outro habitual comentador do mesmo blogue, responde-lhe com requintes de descomplicação:

Essencialmente, criam-se indicadores para saber aquilo que é impossível de saber com rigor e juntam-se coisas com algum rigor. A tudo isto juntam-se pressupostos. Fazem-se inquéritos às empresas (são menos rigorosas) e aos bancos(mais rigorosas porque o dinheiro passa por eles), junta-se o investimento público (admitindo que é de facto investimento). Assim, junta o que é consumo privado, com o consumo público e o investimento público e tem aquilo que chamam de procura interna, aquilo que se vivesse isolado do mundo seria o dinheiro que circulou. Daqui soma o dinheiro que entrou, exportações, com aquele que saiu, importações, e tem a riqueza do país.

Era mais ou menos isto que eu gostaria de ter escutado durante a primeira aula de economia política, naquele tempo em que ainda não fazia a mínima ideia de que o futuro iria ser o que foi.