22 novembro 2005

Título enganoso

No Jornal de Notícias de 20 de Novembro de 2005, na página da política e a propósito das escutas telefónicas relativas ao caso "Portucale" tornadas públicas pelo "Expresso", podia ler-se este título em grande destaque:

Envolvidos negam ter pretendido afastar PGR

Recordemos que na notícia do Expresso, os envolvidos foram todos nomeados e eram nada menos do que sete, a saber: Souto Moura, Rui Pereira, José Sócrates, Jorge Sampaio, Fernando Marques da Costa, Abel Pinheiro e Paulo Portas. Já o texto para que remetia este título do JN foi elaborado com base nas declarações de apenas quatro individualidades: José Sócrates, PGR/Souto Moura, Paulo Núncio (CDS) e Marques Mendes (PSD). O que quer dizer que o JN pura e simplesmente ignorou cinco dos sete envolvidos pela notícia do Expresso e, não contente com isso, ainda os "pôs" a negar o que nunca negaram. Acresce que, entre os quatro a que o JN faz referência, dois deles nada tiveram que ver com o assunto - é o caso de Paulo Núncio e de Marques Mendes.

Primeiro reparo:

Como pôde então o JN passar para grande título a afirmação de "que os envolvidos negam ter pretendido afastar PGR" se dispunha apenas das declarações de dois deles?

Observe-se agora também as diferentes reacções de cada uma das quatro individualidades que o JN abusivamente considerou como igualmente "envolvidas" e facilmente se concluirá que apenas uma delas desmentiu a notícia: José Sócrates, obviamente. Das restantes três, uma, embora envolvida, não confirma nem desmente, antes tudo admite -PGR/Souto Moura; outra não é envolvida nem sabe de nada - Paulo Núncio/CDS; e finalmente, Marques Mendes (PSD), não é envolvido mas até confirma a notícia com uma demolidora declaração: "Toda a gente sabe que foi apresentada essa proposta ao presidente da Republica que a recusou".

Segundo reparo:


Como conseguiu o JN retirar de posições tão divergentes a conclusão unânime de que "os envolvidos negam ter pretendido afastar o PR"?

Ouvir as partes interessadas era, curiosamente, o título da mais recente crónica do provedor do JN que judiciosamente a concluía com o reconhecimento de que "os leitores merecem mais informação". Pelos vistos, merecem também uma informação melhor.