17 março 2006

E não os conheço de lado nenhum

Sem perceber nada de domínios e alojamentos, deambulei pela web em busca de alguma ajuda para registar um domínio .pt. Casualmente acabei por ir ter aqui:


E foi tudo fácil. Escolhi um nome, fiz meia dúzia de cliques e o meu pedido de registo ficou pronto em dois tempos. Por email, automaticamente ou não (não cuidei de averiguar) mas sempre de imediato, a empresa ia-me pondo ao corrente dos dados que recebera e do que me faltava fazer. Fui a uma caixa do Multibanco, transferi a devida importância para a conta que me fora indicada e fiquei a aguardar a confirmação do registo.

Calhou mal. Fui informado de que as esquisitas normas da FCCN - Fundação para a Computação Científica Nacional não permitem o registo de um domínio .pt em nome diferente do que constar do documento identificativo oficial. Um empresário em nome individual, por exemplo, não pode registar o domínio as.pt ainda que se chame antónio santos. Com o dinheiro já do lado de lá e sem conhecer a arsys.pt de lado nenhum, pensei imediatamente em lhe dizer adeus. Por imperativo de consciência especialmente aguçado em tempo de crise, resolvi pegar no telefone e marcar o numero azul 808 78 1000.

Tenho má memória destes números coloridos (azul, verde, etc.). Regra geral representam esperas intermináveis até que alguém atenda, seguida de uma fila de desculpas de mau pagador. Daí a minha surpresa. Fui prontamente atendido e, pasme-se: sem música. Primeiro veio o João. Uma simpatia. Muito interessado em me resolver o problema, apesar de não ser da sua especialidade, foi-me dando preciosas dicas. Depois chegou o António (era hora de almoço) que rapidamente se inteirou da minha situação, respondeu a todas as minhas perguntas com interessada competência e não abandonou a linha sem antes me guiar passo-a-passo no novo registo que, naquela mesma hora, pude efectuar. Problema resolvido. Cliente satisfeito. E como não poderia deixar de ser... muito grato. Afinal, fui tratado como um amigo quando não os conheço de lado nenhum. O mínimo que posso fazer é tornar pública esta minha gratidão. Pronto, já está.