22 julho 2006

Os blogues e as reacções quase adolescentes

"Eles [os blogues] são simultâneamente actos públicos de informação e comunicação e ao mesmo tempo reacções quase adolescentes de expressividade"

Eduardo Prado Coelho, Público, 14 Julho 2006

Se é absolutamente trivial afirmar que os blogues são actos públicos de informação e comunicação, já para os classificar como “reacções quase adolescentes” seria necessário, no mínimo, observar a blogosfera com alguma atenção e regularidade, coisa que Eduardo Prado Coelho confessa (ia a dizer, se gaba de…) não fazer. Ainda assim, se o mero escrever num blogue é uma reacção “quase adolescente de expressividade”, o que dizer quando, no blogue ou no jornal, na rádio ou na televisão, alguém ousa dissertar sobre aquilo que confessadamente desconhece?

Acresce que, em matéria de "reacções quase adolescentes de expressividade" os blogues estarão ainda muito longe de atingir o nível de "sem assunto" de tantas e tantas crónicas. Ainda há dias, por exemplo, dei comigo a ler uma "não-crónica" num jornal de referência, a pretexto do excessivo calor dos últimos dias. Ora "não-crónica" é, por definição, o que o cronista escreve quando não tem nada para dizer. Há até quem lhe chame técnica de "encher chouriços". Técnica que - não será demais recordar - é muito anterior à chegada dos blogues.

Não consigo, por isso, perceber porque que é que as reacções de quem escreve num blogue deveriam ser mais adolescentes ou até mais infantis do que as reacções de quem escreve num jornal. Será que Pacheco Pereira escreve como adulto no Público e como adolescente no Abrupto? Todo o cuidado é pouco: o absurdo anda por aí.