23 julho 2006

Sem comentários

Lê-se no Origem das Espécies:

"Este blog deixa, a partir de hoje, de ter comentários. Não tem a ver com a publicação de opiniões contrárias, no espaço do blog destinado aos comentários -- nunca houve censura. Mas qualquer blogger tem direito a manter limpo e decente o seu blog"

Não me surpreende esta decisão de Francisco Viegas. É em tudo idêntica, à que tomei por antecipação, há três anos atrás. Vá-se lá saber porquê, logo nessa altura fiz um prognóstico antes do fim do jogo - no que contrariei abertamente a famosa regra do meu vizinho João Pinto - e decidi-me pela não inclusão de caixa de comentários. Em boa hora, posso dizê-lo, face ao que tenho observado por essa blogosfera fora.

Um blogue é uma extensão do seu autor, a sua casa virtual, o registo do seu pensar e sentir, é enfim, um lugar de posse, uma morada pessoal. As visitas são bem-vindas, muito bem-vindas. Mas, naturalmente que, aqui, como em minha própria casa, não aspiro nem pretendo ser visitado por todos. É por isso que, tal como na cantiga "Monotone" da banda "A Naifa", fecho a porta à chave com duas voltas. Posso assim receber apenas quem vem por bem. Nada disto me seria possível se tivesse por hábito deixar a porta aberta, que é o que uma caixa de comentários realmente é.