06 agosto 2006

Jornalismo depilado



Notícias Magazine, de hoje, página 68, secção de "beleza corpo":

O texto intitula-se "Guia da depilação em casa" e é uma sucessão de conselhos quanto às diferentes maneiras de "acabar com os pêlos em casa, pelas suas próprias mãos". A prosa tem tudo a ver com o assunto. "A tradicional cera quente já não atinge as altas temperaturas de outrora, por isso hoje chama-se 'cera morna' ou de 'baixa temperatura'. Arranca os pêlos com mais suavidade do que a cera fria, sem os partir, e os resultados duram várias semanas. Aquece-se no microondas mas, mesmo assim, é preciso ter muito cuidado para evitar queimaduras (...)".

Segue-se um conjunto de "informações técnicas", de avisos e sugestões sobre os restantes métodos de depilação caseira:

"Cera fria
também conhecida por cera descartável, é a mais higiénica porque não pode ser reaproveitada. Tem as vantagens de não provocar queimaduras, de poder ser utilizada em pernas com má circulação e de remover pêlos muito curtos (aos quais a cera aquecida não adere)".

"Lâmina
é o método caseiro mais barato, prático e indolor. E tem uma vantagem extra: faz uma pequena exfoliação que deixa a pele macia e evita que os pêlos se encravem (...)"

"Cremes depilatórios
são produtos químicos que eliminam os pêlos apenas à superfície. Por isso, tal como no caso da lâmina os pêlos voltam a aparecer em dois ou três dias. São práticos e fáceis de utilizar (...)"

"Máquinas eléctricas
as actuais são bem mais confortáveis do que as primeiras, que eram autênticos instrumentos de tortura, mas mesmo assim, não são recomendadas para quem é muito sensível à dor(...)"

Evidentemente que nesta altura estou à espera que um texto destes, manifestamente assertivo e sem referência a qualquer fonte da especialidade, seja assinado por uma profissional de estética, uma consultora de beleza ou por aí. Mas para minha surpresa é subscrito por uma jornalista. E por uma jornalista que imediatamente a seguir ao texto da depilação, resolve "abrir consultório" agora para responder à pergunta da leitora MÓNICA BERNARDINO, do Porto, sobre desmaquilhantes. Vale a pena deixar aqui só um respigo:

Leitora: "Devo limpar o rosto com desmaquilhante todas as noites, mesmo nos dias em que não usei maquilhagem?"

Jornalista: "É aconselhável limpar o rosto todos os dias, de manhã e à noite, com um sabonete dermatológico ou com um leite de limpeza, antes de aplicar os restantes cremes e produtos de tratamento" (e continua...)

Haja dó: será assim tão difícil reconhecer que com peças destas quem mais depilado fica é o Jornalismo?