19 janeiro 2007

Para um manual de anti-corrupção

Não se percebe porque anda tanta gente por aí a recorrer a corrupção para obter certo tipo de vantagens ou para afastar quem com eles não alinha e lhe faz frente. Afinal, há métodos bem mais escandalosos, é certo, mas que, levando aos mesmos resultados, têm a vantagem de ser perfeitamente legais. É só pôr os olhos na "arte" do Governo:

1) Em Julho do ano passado (!), o deputado João Cravinho apresentou um conjunto de iniciativas legislativas sobre o combate à corrupção a que, para surpresa geral, o seu próprio partido (PS), desde logo se opôs, recusando-se a agendá-las.

2) Há quinze dias soube-se que o Governo (PS) acabara de nomear João Cravinho para a administração do Banco Europeu para a Reconstrução e Desenvolvimento (BERD), em Londres.

3) Na mesma altura o deputado recém-nomeado terá declarado ao Expresso:

‘‘Já sei que vão dizer que me compraram. Espero que os factos demonstrem o contrário’’

4) Os factos:

a) segundo o JN de hoje, Cravinho anunciou que vai entregar no Parlamento dois projectos de lei em matéria de corrupção, mas o grupo parlamentar já garantiu que não os irá agendar, por os considerar "não adequados nem consistentes".

b) Instado a comentar, João Cravinho, que já deve ter começado a "fazer as malas" declarou com uma resignação que nunca se lhe conhecera: "Cheguei ao limite dos meus poderes enquanto deputado".

5) O que pensará João Cravinho que estes factos demonstram? Tenho a certeza que não demonstram e jamais demonstrarão que se deixou comprar. Mas que o deputado não se iluda: também não demonstram e jamais demonstrarão o contrário. E é uma pena. Mas os factos são o que são.