13 julho 2008

A crise do debate no debate da crise


Na passada semana, o presidente do BPI, Fernando Ulrich, foi ao programa "Diga Lá Excelência" (RR) defender mais impostos para os que mais ganham, como resposta à actual conjuntura. Na altura, como se sabe, recomendou ao Governo a aplicação das seguintes medidas: 1) o agravamento do IRS, com um novo escalão para os rendimentos mais altos; 2) uma nova taxa no IRC para lucros acima de 100 milhões de euros; 3) o fim da isenção das mais-valias; 4) o aumento da tributação sobre depósitos bancários e obrigações.
***
Três dias depois (09 Julho), a jornalista Teresa de Sousa, no Clube de Imprensa (RTP2) moderava um debate subordinado ao tema "“Estamos preparados para a crise?” com a participação de três reputados especialistas da coisa económica:
* António Nogueira Leite – Professor Universitário
* João Rendeiro – Presidente do Banco Privado Português
* José da Silva Lopes – Ex- Presidente do Montepio

A certa altura, Teresa de Sousa resolve confrontar os convidados com aquelas medidas propostas pelo presidente do BPI, a quem informalmente trata por "banqueiro Fernando Ulrich". Ó palavra que disseste. De imediato foi interrompida e corrigida por António Nogueira Leite que fez questão de deixar muito claro que Ulrich não é nada banqueiro, é bancário, trabalha para os patrões dele. "Assim como eu não sou empresário, sou gestor", acrescentou. E lá ficou a verdade reposta (presumo). Mas a dúvida também: era preciso? Lembro que o debate era sobre a crise. Crise? Qual crise? São momentos como este que ajudam a esquecê-la.