24 setembro 2008

E não há quem ponha cobro a isto?


Registo trágico-cómico do diálogo telefónico (a que acabo de assistir) entre um dos mais conceituados bancos da nossa praça e um seu cliente:

Funcionário do banco:
Bom dia, o meu nome é (fulano), do banco (tal e tal) do balcão X. Estou a telefonar-lhe para informar que temos aqui um crédito pré-concedido até € 15.250,00 a 5 anos, pela prestação mensal de € 444,21.

Cliente:
E qual é a taxa que estão a aplicar?

Funcionário do banco:
Ah, eu a isso não lhe sei responder. Eu vejo aqui escrito 12%, mas não sei se será isso. Sabe, é que eu não sou da banca, não percebo nada disto.

Cliente:
E então como é que o senhor está aí?

Funcionário do banco:
Eu só estou aqui até ao fim do mês. Estou só a fazer um estágio.

Eu sei que a realidade se parece cada vez mais com a ficção. Mas desta vez, não tive dúvidas: o cliente estava mesmo ao meu lado e em alta-voz.