04 outubro 2008


Terminou hoje o colóquio internacional "Retórica e Argumentação no Início do Séc. XXI", na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, ao qual, infelizmente, não pude assistir, mas estou seguro de que, com conferencistas desta qualidade, só pode ter sido um grande sucesso. Um grande sucesso para a Organização - que daqui saúdo na pessoa do meu ilustre amigo Rui Grácio - mas também para o avanço dos próprios estudos retóricos em Portugal.

De realçar que dos sete conferencistas portugueses presentes neste colóquio internacional, quatro eram membros do GT-Retórica a que tenho a honra de vice-presidir conjuntamente com a colega Ivone Ferreira e sob a presidência de Tito Cardoso e Cunha, o que, de alguma maneira ilustra a vitalidade teórica do próprio Grupo de Trabalho. Refiro-me aqui aos conferencistas António Fidalgo, Hermenegildo Borges, José Esteves Rei e Tito Cardoso e Cunha.

Entretanto, não estando ainda disponíveis os textos integrais, sempre se pode ir espreitando os respectivos "abstracts"".