Indústrias da persuasão
A publicidade, o marketing, as relações públicas são as herdeiras da antiga retórica, da arte de persuadir. A persuasão tornou-se um dos maiores negócios da actualidade, envolvendo somas astronómicas de dinheiro. A informação em jornais, rádios e televisões vive da publicidade e o Google vive da publicidade. Com a internet móvel teremos a publicidade a toda hora em todos os lugares.
Os oradores exercem a persuasão em pequena escala. A persuasão em larga escala é tarefa dos profissionais das agências de comunicação, de relações públicas e de publicidade. São eles que entendem o funcionamento e a lógica dos média. É que hoje não há persuasão pública sem o recurso aos meios de comunicação de massa. A eloquência de Barack Obama de pouco ou nada serviria se não fosse sustentada por campanhas mediáticas de milhões e milhões de dólares.
Vivemos sob o signo da persuasão em modo industrial.
Os oradores exercem a persuasão em pequena escala. A persuasão em larga escala é tarefa dos profissionais das agências de comunicação, de relações públicas e de publicidade. São eles que entendem o funcionamento e a lógica dos média. É que hoje não há persuasão pública sem o recurso aos meios de comunicação de massa. A eloquência de Barack Obama de pouco ou nada serviria se não fosse sustentada por campanhas mediáticas de milhões e milhões de dólares.
Vivemos sob o signo da persuasão em modo industrial.
Etiquetas: marketing, persuasão, publicidade, relações públicas, retórica
<< Home