05 maio 2005

Contra mim falo

O Neptuno, do Mar Salgado (post PRESIDENTE À PAISANA) está contra a ideia de que para garantir o cumprimento do código da estrada seja necessário recorrer a "viaturas dissimuladas com agentes da BT à paisana - para "apanhar" em flagrante os infractores". E convenhamos, que a medida, em si mesma, não tem nada de simpático.

Mas será que "as infracções rodoviárias - bem como o crime em geral - diminuem com a presença visível da BT" como afirma o Neptuno? Contra mim falo: duvido seriamente. Quando vejo uma brigada lá ao longe, sou um condutor exemplar. Mais adiante, porém, já de novo fora do seu alcance, retomo a minha "condução normal".

Sucede que o que eu penso que seja uma condução normal nem sempre coincide com o que determina o código (*). E cá para nós, se acabo de passar por uma brigada de trânsito, seria muito azar encontrar outra logo a seguir.

Mas mesmo que tal venha a suceder, se a regra for a da sua visibilidade, eu que não sou cego, terei todas as possibilidades de a avistar e tomar, de novo, as minhas providências. E assim sucessivamente.

Não. Custa reconhecê-lo, é certo, mas uma política de presença (e visibilidade) efectiva de GNR nas estradas, não previne o cumprimento das regras. Pelo contrário, se há política de prevenção que pode dar frutos é precisamente essa, de inspiração panóptica, de colocar os agentes fiscalizadores na posição de tudo observarem sem serem observados.

E nem se invoque que as viaturas dissimuladas com agentes da BT à paisana são para "apanhar" em flagrante os infractores, principalmente se na respectiva estrada existir uma indicação bem visível (aí sim) sobre o método de fiscalização a que está sujeita. Porque nesse caso, só serão apanhados os condutores que "pisarem o risco" (tal como acontece no controlo por radar). Mas esses, concerteza que não estarão à espera de um prémio...


(*) Por exemplo: a aplicação dos mesmos limites de velocidade a automóveis de muito diferentes condições de segurança (cilindrada, suspensão, sistema de travagem, etc)