25 agosto 2005

Baixa política é... (2)

José Miguel Júdice ter sido publicamente anunciado como mandatário da candidatura de Maria José Nogueira Pinto à Câmara de Lisboa, e agora, presumivelmente para que possa escapar à sanção disciplinar do seu partido, aparecer outro em seu nome como mandatário legal.

Tudo isto ao mesmo tempo que a candidata continua a garantir: [Júdice] "não é o mandatário legal, no sentido estrito, mas o mandatário político (...) irá fazer campanha comigo não tarda", é uma "situação perfeitamente normal - tem a ver apenas com questões de burocracia". E para ajudar à missa, um membro da Comissão Nacional de Jurisdição do PSD já vai anunciando que "o facto de Júdice não assumir formalmente o cargo de mandatário de uma candidatura adversária (...)torna a situação "menos grave".

Não sei como irá reagir Marques Mendes neste caso. Mas já consigo facilmente imaginar como reagiria, por exemplo, se Valentim Loureiro em vez de concorrer frontalmente como independente aparecesse como mandatário político da candidatura do PS de Gondomar e colocasse como mandatário legal da dita candidatura um nome de sua confiança. Nada como ficar atento.