24 outubro 2005

Anunciante "metido na ordem"

Quem se dê ao trabalho de ir consultar a declaração de princípios do ICAP-Instituto Civil de Autodisciplina da Publicidade, é muito possível que fique de pé atrás ao ler uma coisa destas:

"Com a auto-regulação da publicidade, a indústria demonstra a sua capacidade para se auto-regular de forma responsável, mediante a promoção activa dos mais elevados padrões éticos nas comunicações comerciais e a salvaguarda dos interesses dos consumidores (…) por forma a que os anúncios que não correspondam aos referidos padrões sejam rapidamente corrigidos ou retirados"

Mas o que é certo é que a notícia de hoje no JN, não deixa margem para dúvidas sobre a determinação deste instituto em promover uma adequada ecologia publicitária. Sob o esclarecedor título "Anúncio Bohemia retirado" escreve Isabel Forte:

O Instituto Civil da Autodisci­plina da Publicidade (ICAP) mandou cessar, este mês, a campanha publicitária da Sagres Bohemia, por a considerar publicidade enganosa. Uma decisão que foi acatada, há poucos dias, pela Sociedade Central de Cervejas. Em causa estava a inclusão, nos suportes outdoors e de te­levisão, de uma medalha, em forma de prémio, como tendo sido atribuída pela Convenção Europeia de Cervejeiros. Ora, argumenta o ICAP, se aquele organismo não pode atribuir qualquer prémio, então o anúncio induz o consumidor em erro. Em causa estava o facto de a campanha da Central de Cer­vejas reforçar a imagem da medalha com a frase "eleita caso de sucesso". Uma afirma­ção que poderia criar, "em qualquer destinatário médio, a falsa impressão de um reco­nhecimento oficial inexistente ou de um galardão que não lhe foi atribuído" . Após analisar bem a campa­nha, o júri do ICAP constatou que a imagem, embora "de fantasia", simbolizava uma medalha, não para "veicular' uma imagem 'de sucesso da cerveja", mas dando a ideia de "um prémio atribuído". Tal, concluiu, "resulta na suscepti­bilidade de indução em erro do destinatário das respectivas mensagens publicitárias e logo a verificação de uma prática de publicidade enganosa in­terdita". Pelo que deliberou que a campanha deveria "ces­sar de imediato". A Sociedade Central de Cervejas "reconheceu" a deci­são do ICAP e retirou, no início deste mês, a campanha do mercado."

Nota-os bolds são meus.